
Titulação
Tecnólogo em Gestão Comercial
Duração
5 semestres
Turno
Noturno
- Curso
- Perfil do Egresso
- Matriz Curricular
- Mercado de Trabalho
- Pesquisa e Extensão
- Diferenciais
- Documentos
- Coordenação e Contato
O Curso insere-se no cenário atual com o propósito de profissionalizar a gestão comercial das organizações para atender com qualidade os clientes que demandam os produtos comercializados na cidade e na região.
O Curso de Gestão Comercial da FISMA está direcionado aos colaboradores e gestores das empresas do comércio e serviços, que desejam se aperfeiçoar, bem como, aos demais interessados que não possuem experiência na área. Os conteúdos abordados nas disciplinas serão direcionados para a gestão comercial, com foco no desempenho e na melhoria dos resultados financeiros das organizações (atacado, varejo, serviços, indústria, representação comercial), valorizando a construção de uma visão crítica, inovadora e sustentável.
O curso, além das competências técnicas propostas, apresenta uma formação que valoriza o ser humano em sua totalidade, por meio de uma proposta pedagógica diferenciada, buscando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes no processo comercial.
O curso propõe-se, também, a assumir uma postura interdisciplinar, sendo que a mesma requer uma prática docente que vá além das disciplinas trabalhadas em sala de aula. Essa nova postura requer uma compreensão mais ampla do processo pedagógico, estabelecendo um diálogo que seja marcado pela colaboração e pela integração entre as disciplinas.
O egresso do Curso de Gestão Comercial exercerá atividades de gestão e operações na área comercial, devendo atuar como líder, delegar informações e tarefas, estabelecer relacionamento com os clientes e fornecedores, ter maior visibilidade organizacional, fornecer serviços de gestão. Além das habilidades de gestão, o curso possui como foco desenvolver o empreendedorismo e o aprendizado através de ferramentas e ações específicas para aperfeiçoar o atendimento no Ponto de Venda (PDV), suprindo as expectativas dos consumidores do Município e da região.
Para atender às necessidades apontadas, a FISMA formará um profissional para atuar como gestor comercial com uma visão abrangente de sua área. Para tanto, estruturou o Curso em cinco eixos, possibilitando ao aluno o conhecimento das principais áreas de uma empresa, nas quais estará habilitado para atuar: Gestão Financeira, Gestão de Marketing, Gestão de Operações, Gestão de Pessoas, Gestão do Varejo. O aluno receberá certificações intermediárias, conforme cumpra a carga horária de determinados módulos. As certificações respeitam os conteúdos abordados durante o curso.
Os tecnólogos egressos do Curso de Gestão Comercial terão a formação técnica que contempla o perfil exigido pelo mercado atual. Para tanto, as disciplinas do curso priorizam atividades práticas, trabalho em equipe, uso de laboratório de informática e acesso a tecnologias inovadoras, possibilitando ao discente colocar em ação seus conhecimentos e habilidades para resolução de problemas pertinentes à área do Curso, compartilhando vivências e aprendizados.
SEMESTRE | DISCIPLINA |
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1º Semestre: 360ha | Cenários Econômicos – 36ha Contabilidade Geral – 72ha Gestão Comercial – 72ha Gestão de Marketing I – 72ha Matemática Aplicada às Finanças – 36ha Gestão da Inovação – 36ha Vendas e Negociação no Varejo I – 36ha |
2º Semestre: 360ha | Estatística Básica – 72ha Gestão de Marketing II – 72ha Gestão de Operações I – 36ha Gestão de Pessoas I – 72ha Gestão de Varejo e Serviços – 36ha Gestão de Projeto – 36ha Vendas e Negociação no Varejo II – 36ha |
3º Semestre:360ha | E-commerce – 36ha Formação de Preços e Custos – 72ha Gestão de Operações II – 36ha Gestão de Pessoas II – 72ha Legislação Empresaria – 36ha Logística e Compras – 36ha Metodologia da Pesquisa I – 36ha Ponto de Venda, Merchandising e Leiaute – 36ha |
4º Semestre: 432ha | Comportamento Humano nas Organizações – 36ha Comunicação e Oratória – 36ha Gestão de Marketing III – 72ha Gestão de Pessoas III – 72ha Gestão Estratégica no Varejo – 36ha Metodologia da Pesquisa I – 36ha Visitas Técnicas em Empresas Comerciais – 72ha |
5º Semestre: 432ha | Comportamento do Consumidor – 36ha Direito do Consumidor – 36ha Empreendedorismo – 36ha Gestão de Finanças – 72ha LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – 36ha Marketing Digital – 72ha Projeto Comercial – 36ha Projeto Integrador – 198ha Propaganda, Publicidade e Promoção – 36ha Simulação de Decisões Empresariais – 36ha |
A extensão no ensino superior apresenta-se como uma das atividades destinadas à interação entre a faculdade e a comunidade na qual está inserida, identificando suas demandas, a fim de promover a troca de conhecimentos e levando os conceitos e aprendizados desenvolvidos no ambiente acadêmico à comunidade não universitária. Todos os projetos de extensão são coordenados e acompanhados por professores e profissionais das respectivas áreas do conhecimento a qual se destinam e oportunizam ao aluno a integração da teoria aprendida em sala de aula com a prática desenvolvida em prol do desenvolvimento da comunidade.