O Coronavírus (CoV) é uma família viral conhecida desde a década de 1960 e que causa infecções respiratórias. Em geral, infecções por coronavírus são semelhantes a um resfriado comum. Nesta quarta-feira (11), a Secretaria Estadual da Saúde, confirmou o segundo caso de Coronavírus no Rio Grande do Sul – o primeiro foi confirmado na terça-feira (10).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto do novo coronavírus constitui de uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Neste caso, é importante que a população esteja atenta às formas de prevenção. Na tarde desta quarta-feira, a OMS declarou que a disseminação do coronavírus já é uma pandemia.
Como medida preventiva, é importante ressaltar os seguintes cuidados:
- Higienizar bem as mãos com água e álcool gel 70% e bastante sabão
- Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar
- Evitar aglomerações
- Manter os ambientes ventilados
- Não compartilhar objetos pessoais
É importante também, estar atento aos sintomas:
- Febre
- Cansaço
- Tosse seca
- Dores
- Congestão Nasal
- Corrimento Nasal
- Dor de garganta
- Diarreia
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar atendimento médico ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Por enquanto, ainda não há vacina e nem tratamento específico; as medidas preventivas são a forma mais eficaz de evitar a doença.
Há sete coronavírus humanos (HCoVs) conhecidos, entre eles o SARS-COV (que causa síndrome respiratória aguda grave), o MERS-COV (síndrome respiratória do Oriente Médio) e o COVID-19. Os casos de COVID-19 foram notificados pela primeira vez em 31 de dezembro de 2019, na China. Ao todo, 110 países confirmaram casos e mais de 4 mil mortes 4.012 mortes. O Brasil confirmou 37 casos. No total, são 876 casos suspeitos – segundo o Ministério da Saúde.
Em tempo: há álcool gel disponível em todos os corredores da FISMA.