O Projeto Escola para Todos – Fase III, uma iniciativa conjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Ministério da Educação de Angola, visa a formação de professores para melhor atender às necessidades de alunos com deficiências e Transtorno do Espectro Autista. Este projeto de cooperação internacional entre Brasil e Angola conta com a participação de professores especializados do Brasil.
Na semana de 3 a 7 de junho, a professora do curso de Psicologia da FISMA e coordenadora técnica do Centro Compreender para Atuar, Dr.ª Jéssica de Oliveira viajou a Luanda, Angola, para realizar uma missão de formação de professores. Ela é vice-líder do grupo de pesquisa Educação Especial e Autismo da UFSM (EdEA), e foi acompanhada pelo professor Dr. Carlo Schmidt, líder do grupo e também docente da UFSM. Durante a missão, mais de 60 cursistas participaram do curso de formação, focado em Atendimento Educacional Especializado e Transtorno do Espectro Autista. De acordo com Dr.ª Jéssica, “foi um momento gratificante, marcado por intensas trocas de conhecimentos e aprendizagens entre todos os envolvidos”.
Além disso, a professora Jéssica de Oliveira conta com o apoio da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) em suas atividades. A docente também está programada para participar de outra missão, desta vez em Cabo Verde, com data de viagem a ser definida nos próximos dias.