Apresentação

O Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE) é um elo entre o aluno e a FISMA e é o setor responsável por dar assistência ao estudante. Tem como objetivo primordial a busca de alternativas que auxiliem os alunos a suprir dificuldades, sendo estas de cunho financeiro e também de adaptações sociais que possam interferir no seu acesso ou permanência na FISMA.

Suas ações visam tornar pública informações sobre bolsas e financiamentos que a FISMA utiliza. Estas informações serão disponibilizadas à comunidade acadêmica (professores, funcionários, alunos, parceiros, ingressantes, entre outros) por meio de ferramentas de comunicação, como: o site da FISMA, as redes sociais, malas diretas, entre outras.

Esse tipo de política tem garantido um dos menores índices de evasão na FISMA, pois coloca o aluno em contato direto com a Direção para buscar alternativas que viabilizem seu acesso e sua permanência na Instituição.

Bolsas, financiamentos e créditos educativos FISMA

PROUNI

São bolsas integrais, originadas de políticas públicas federais, sendo o número de vagas e o processo de seleção regulamentado e realizado pelo Ministério da Educação.

Saiba mais no site do ProUni: http://prouniportal.mec.gov.br/

FIES

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma forma de crédito educativo público com JUROS ZERO, disponibilizado ao estudante pelo Governo Federal, através de programa coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Este programa de crédito foi instituído pela Lei 10.260/2001 para financiar estudantes vinculados a cursos superiores, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A FISMA disponibiliza vagas para os cursos de graduação de acordo com os critérios definidos pelo MEC.

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES:

BOLSA COORPORATIVA

BOLSA CORPORATIVA é uma modalidade de bolsa concedida pela FISMA aos acadêmicos/familiares vinculados  com as ORGANIZAÇÕES CONVENIADAS, com o objetivo de facilitar-lhes o acesso e a permanência nos cursos oferecidos pela Instituição de Ensino. O valor deste benefício poderá ser de até  35%aplicado sobre o valor total do curso ou sobre o valor da mensalidade (contraprestação) de cada curso de graduação.

Regulamentação: Contrato de Convênio.

ORGANIZAÇÕES CONVENIADAS:

 

Cauzzo
COOPERFEMSA (Cooperativa de colaboradores da Coca Cola)
Diário de Santa Maria (plano especial para assinantes)
Eny
Expresso Medianeira
Fisioativa Clínica de Fisioterapia
GBOEX
Grupo SSI
Imembuí Microfinanças
Labimed
Prefeitura de Santa Maria
Secovi
Tribunal de Justiça
Unicred (Centro Oeste)
Verdes Vales
Vigillare
BOLSA CIDADÃ

BOLSA CIDADà é uma  bolsa especial de incentivo a permanência do acadêmico no Ensino Superior, não sendo cumulativa com outro benefício público ou privado (Bolsas, Créditos Educativos e/ou Financiamento Estudantil – FIES). O valor desta bolsa é equivalente ao percentual de 25% (vinte por cento) do valor da mensalidade contratada em qualquer curso de graduação da IES. A concessão desta bolsa ocorrerá no ato da matrícula e da elaboração do plano financeiro. A concessão, no entanto, exige que o estudante matricule-se no número máximo de crédito do semestre, estabelecido no PPC do curso.

CREDI-FISMA

Das modalidades de Crédito

GRADUAÇÃO

O valor do crédito educativo CREDI-FISMA concedido corresponderá a 30%, 40%, 50% ou 60%, das parcelas mensais, de acordo com o plano de adesão, sendo que as vagas serão disponibilizadas por meio de edital específico.

Parágrafo Primeiro: O CREDI-FISMA será ofertado de acordo com a disponibilidade financeira da Instituição e a necessidade de preenchimento de vagas ociosas.

Parágrafo segundo: A manutenção do crédito educativo ao acadêmico está condicionada a sua habilitação a obtenção das políticas públicas e a sua regular participação nos processos de seleção realizados pelo MEC.

Parágrafo terceiro: Uma vez selecionado para a obtenção da política pública, fica o acadêmico obrigado a aderir ao benefício público para o qual foi selecionado, sob pena da Instituição não renovar o contrato do presente crédito educativo.

PÓS GRADUAÇÃO

O valor do crédito educativo CREDI-FISMA concedido corresponderá a 50%, 40% ou 30%, das parcelas mensais, de acordo com o plano de adesão, sendo que as vagas serão disponibilizadas por meio de edital específico.

Parágrafo único. O CREDI-FISMA será ofertado de acordo com a disponibilidade financeira da Instituição e a necessidade de preenchimento de vagas ociosas.

CREDIES-FUNDACRED

CredIES FISMA é uma forma de crédito educativo disponibilizado pela FISMA, que possibilita o pagamento do curso de forma parcelada, no dobro do tempo de duração do curso. As modalidades de crédito disponibilizadas são de 30% e 50%, ou seja, durante o período de realização do curso o(a) estudante paga 70% ou 50% do valor da mensalidade contratada. Após a conclusão do curso, durante o mesmo período de duração do curso, o(a) estudante pagará o valor do crédito contratado (30% ou 50%). A contratação de uma dessas modalidades, no entanto, é efetivada de acordo com a condição socioeconômica do(a) estudante e do número de vagas disponibilizadas pela Instituição.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Apresentar os seguintes documentos originais e fotocópias:

– ESTUDANTE:

  1. Carteira de Identidade (RG);
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  3. Comprovante de residência atualizado;
  4. Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e, se for o caso, Averbação de Divórcio ou Separação Judicial ou Declaração de União Estável. Sendo viúvo(a), apresentar Certidão de Óbito do cônjuge falecido; Obs.: Se casado, apresentar fotocópia da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cônjuge.
  5. Comprovante de renda do(a) candidato(a) ou do responsável (Contracheque ou Declaração do Imposto de Renda ou DECORE), assim como dos integrantes da renda familiar;
  6. Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos pais ou responsável financeiro;
  7. Indicação de três (3) referências pessoais com telefone.

– FIADOR(A):

  1. Carteira de Identidade (RG);
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  3. Comprovante de residência atualizado;
  4. Certidão de Casamento e, se for o caso, Averbação de Divórcio ou Separação Judicial ou, Declaração de União Estável. Sendo viúvo(a), apresentar Certidão de Óbito do cônjuge falecido; Obs.: Se casado, apresentar fotocópia da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cônjuge.
  5. Comprovante de renda superior a uma vez e meia o valor da mensalidade do candidato, comprovado mediante a apresentação de Contracheque ou Declaração de Imposto de Renda ou DECORE.

FAÇA A SIMULAÇÃO DO CRÉDITO EDUCATIVO

CREDIES FISMA NO SITE:

Observação: o contrato do Crédito Educativo CredIES FISMA poderá ser rescindido caso o acadêmico venha a ser contemplado com um benefício público (PROUNI, PROIES ou FIES).

CREDTEC

A FISMA em sua política de benefícios, oferece diversas formas de ingresso para cursos técnicos, planos que se ajustam a realidade e capacidade de pagamento dos estudantes, entre os benefícios podemos destacar a Bolsa Corporativa e também os Créditos Educativos específicos para os cursos Técnicos.

Simule, negocie e avalie

Simule

Faça a simulação do seu investimento

O Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE) oferece aos seus alunos a possibilidade de consultar os mais importantes simuladores de financiamento e também uma demonstração dos principais benefícios oferecidos pela Instituição.

Acesse abaixo os simuladores e conheça os benefícios que a FISMA oferece.

Simulador:CREDIES FUNDACRED

 

 

Negocie

Priorizando sempre um atendimento de qualidade, o Serviço de Atendimento ao Estudante – SAE criou este ambiente para que os alunos possam fazer negociações de eventuais dificuldades financeiras, buscando alternativas para a permanência do estudante na Instituição.

O SAE terá prazer em analisar seu caso sempre buscando alternativas viáveis e que atendam às necessidades do estudante e da Instituição.

Avalie

Prezado Estudante

Este ambiente foi criado para termos a real dimensão de nossa atividade. Pedimos que, de maneira voluntária, contribua com sua opinião, para que possamos cada vez mais aprimorar nosso serviço.

O objetivo da Pesquisa de Satisfação é mensurar o que os alunos e a comunidade acadêmica estão pensando, sentindo e comentando sobre os processos e serviços da Instituição e de nosso Setor.

Cabe lembrar, que o resultado dessas informações, nos apresentará dados necessários à identificação de oportunidades que potencializem cada vez mais o atendimento das principais demandas que envolvem o nosso setor.

Para preencher nossa pesquisa acesse o link abaixo:

https://goo.gl/forms/b7m9JUtUCMImM61X2