Titulação
Bacharel em Administração

Duração
8 semestres

Turno
Noturno

Curso

O Curso Bacharelado em Administração da Faculdade Integrada de Santa Maria é destinado a formar profissionais que atuem nas diversas áreas de gestão das organizações, envolvendo decisões de marketing, finanças, gestão de pessoas, operações, tecnologia da informação e gestão estratégica. O curso possui uma duração de 4 anos, nos quais o aluno terá condições de aprofundar conhecimentos e experiências nas principais áreas da Administração.

Confira aqui, a matriz de disciplinas para o curso de Administração da FISMA.

Confira aqui as disciplinas ofertadas neste segundo semestre letivo de 2023.

Perfil do Egresso

O Bacharel em Administração formado pela FISMA caracteriza-se por ser um profissional flexível, proativo, criativo e (intra)empreendedor, voltado à identificação e solução de problemas, capaz de usar racionalmente os recursos por meio de práticas sustentáveis, e com visão sistêmica e estratégica para a tomada de decisões. É um indivíduo capaz de liderar em diferentes situações organizacionais, sociais e políticas, com apurado senso ético e consciente das suas responsabilidades legais frente a ciência da administração.

O Administrador formado na FISMA leva em conta as exigências do mercado e, dessa forma, se apresenta como um profissional empreendedor. Assim, intenciona-se promover no acadêmico a iniciativa de empreender tanto fora de uma organização, criando o seu próprio negócio, quanto dentro dos limites da mesma, como colaborador intraempreendedor, desenvolvendo soluções criativas e inovadoras e geradoras de mudanças.

  • Liderança
  • Domínio do processo gerencial
  • Qualidade e melhoria contínua
  • Geração de valor para todas as partes interessadas
  • Ética e responsabilidade social
  • Empreendedorismo
  • Tomada de decisões em ambientes complexos
  • Foco em resultados
  • Comunicação
  • Aprendizado e inovação
  • Pensamento sistêmico e estratégico
Matriz Curricular
Confira aqui a matriz curricular do curso de Administração da FISMA.
Mercado de Trabalho

O profissional Administrador deverá ser capaz de tomar decisões e aplicar ações de mudança, com foco em resultados, baseado em valores humanísticos, éticos, de cidadania e de responsabilidade social.

Na FISMA, o aluno desenvolve capacidades para se tornar um Administrador atualizado, que busca soluções com o uso da tecnologia, toma decisões com visão estratégica, adapta a atuação em função da realidade das organizações.

Corpo Docente
NOMEFORMAÇÃOGRADUAÇÃO
Alvaro Antonio Dal Molin FloresAdministraçãoMestre
Clarice Vepo do Nascimento WelterAdministraçãoMestre
Everton Luis De Lima GuterresAdministraçãoMestre
Herton Gilvan Caminha GoerchMatemáticaMestre
Leticia Gomes Dos SantosAdministraçãoDoutora
Maricelia De Almeida VieiraLetrasMestre
Mateus De Brito NagelAdministraçãoMestre
Rodrigo Carneiro LaureanoDireitoEspecialista
Steffani Nikoli DapperAdministraçãoDoutora
Vagner Carvalho da SilvaAdministraçãoMestre
Veridiane Bárbara de SouzaAdministraçãoMestre
Pesquisa e Extensão

A extensão no ensino superior apresenta-se como uma das atividades destinadas à interação entre a faculdade e a comunidade na qual está inserida, identificando suas demandas, a fim de promover a troca de conhecimentos e levando os conceitos e aprendizados desenvolvidos no ambiente acadêmico à comunidade não universitária. Todos os projetos de extensão são coordenados e acompanhados por professores e profissionais das respectivas áreas do conhecimento a qual se destinam e oportunizam ao aluno a integração da teoria aprendida em sala de aula com a prática desenvolvida em prol do desenvolvimento da comunidade.

Diferenciais
  • Aqui, você terá uma formação interdisciplinar, melhorando a capacidade de visão sistêmica.
  • O ambiente é acolhedor, proporcionando mais interatividade na comunidade acadêmica.
  • Fomentamos o seu crescimento profissional e pessoal por meio de projetos de pesquisa, extensão, monitoria, estágios, entre outros, tornando-o apto para o mundo do trabalho.
  • Você será incentivado a tomar decisões, pensando nos valores humanos, éticos, de cidadania e de responsabilidade social.
  • Além da base teórica, o curso usa metodologias e ferramentas de gestão atualizadas, que buscam desenvolver habilidades e atitudes nos alunos para promoverem mudanças nas organizações e na sociedade.
Documentos

Em atualização.

Coordenação e Contato