O Diretor Geral da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), professor Ailo Saccol, recebeu uma homenagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em reconhecimento às relevantes contribuições prestadas à área de extensão universitária, durante solenidade promovida por esta Universidade, em comemoração aos 50 anos da extensão da UFSM. O evento ocorreu no dia 15 de dezembro de 2025, em Santa Maria, e teve também como objetivo homenagear os ex-Pró-Reitores de Extensão da Universidade.
O professor Ailo Saccol atuou como Pró-Reitor de Extensão (PRE) da UFSM entre os anos de 1997 e 2008, período em que teve como Pró-Reitor Adjunto o professor João Rodolpho Amaral Flores. Durante a solenidade, o professor Ailo recebeu uma placa de reconhecimento e o livro intitulado“50 anos da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM: conexões que transformam”.
A obra reúne entrevistas com ex-gestores da extensão universitária, entre elas uma concedida pelo professor Ailo, publicada no segundo capítulo do livro. Na entrevista, ele relembra sua trajetória junto à UFSM e à Pró-Reitoria de Extensão, destacando especialmente a importância das relações de troca entre a universidade e a comunidade. Segundo o professor, o momento mais marcante de sua atuação foi o aprendizado construído a partir das conexões estabelecidas com a sociedade, como empresários e veículos de comunicação.
Essas experiências, aliadas às suas habilidades de relacionamento e gestão, foram fundamentais para que o professor Ailo assumisse, posteriormente, a Direção Geral da FISMA. À frente da Instituição, ele teve papel decisivo em seu processo de crescimento e consolidação regional. Em seus 17 anos de história, a FISMA já formou cerca de 5 mil profissionais por meio de seus cursos técnicos e de graduação, destacando-se como uma importante referência na formação profissional e acadêmica.
Além da formação de novos profissionais, a FISMA também se destaca pelo modelo de curricularização da extensão, criado e implementado a partir de 2021. A proposta foi desenvolvida sob a Direção Acadêmica do professor João Rodolpho Amaral Flores — o mesmo que atuou como Pró-Reitor Adjunto do professor Ailo na UFSM e que também foi Pró-Reitor de Extensão da Universidade entre 2008 e 2013. Durante sua atuação como diretor acadêmico da FISMA, entre 2019 e 2021, o professor João estruturou a estratégia de curricularização da extensão, posteriormente compartilhada e adotada por cursos de graduação da UFSM.
Esse processo de troca e cooperação institucional é relatado pelo professor João em entrevista publicada no mesmo livro, evidenciando a contribuição da FISMA para o fortalecimento das práticas extensionistas também em outras instituições de ensino superior.
Dessa forma, a homenagem recebida pelo professor Ailo Saccol evidencia a relevância de sua trajetória acadêmica e profissional, marcada pelo compromisso com a formação de pessoas, pela valorização da extensão universitária e pela aproximação efetiva entre as instituições de ensino superior e a sociedade.



