Na situação atual da pandemia da Covid-19, sentimentos e emoções como ansiedade, medo, tristeza, raiva, irritação e desespero podem surgir. Também é frequente que estejamos em estado de alerta, preocupados com a sensação de falta de controle frente às incertezas do momento.

O Ministério da Saúde estima que entre um terço e metade da população exposta (direta ou indiretamente) à pandemia pode sofrer alguma manifestação psicopatológica, caso não seja feita nenhuma intervenção de cuidado específico para as reações e sintomas manifestados. No entanto, é importante destacar que nem todos os problemas psicológicos e sociais apresentados são compreendidos como doenças. Devido à situação atual em que vivemos, muitos sintomas consistem em reações emocionais esperadas diante de uma situação atípica, como a pandemia, por exemplo: com alterações no padrão do sono, na alimentação, na energia para realizar as atividades, sentimentos de tristeza e ansiedade.

Além disso, o excesso de notícias sobre a pandemia, a mudança de rotina, o distanciamento físico e as consequências econômicas, sociais e políticas relativas a esse novo cenário, podem aumentar ou prolongar esse desconforto emocional.

 

     O que podemos fazer para lidar melhor com nossos sentimentos e atravessar esse período delicado de forma mais leve?

 

BUSQUE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS E LIMITE A EXPOSIÇÃO

É muito importante que você se informe dos acontecimentos. Contudo, procure canais confiáveis como os da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). Caso as informações causem estresse ou ansiedade, limite o tempo de exposição, pois as informações excessivas podem prejudicar a sua saúde mental.

 

MANTENHA UMA ROTINA DIÁRIA EQUILIBRADA

Tenha horário para acordar, trabalhar, estudar, fazer refeições. Se possível, inclua na sua rotina atividades que considera prazerosas, como exercícios físicos, ler livros, assistir séries e filmes, costurar, cuidar do seu jardim e plantas, etc.  Organizar sua rotina diária permite reduzir o nível de ansiedade.

 

 

ORGANIZE SEU AMBIENTE PARA O TRABALHO

Se estiver trabalhando em casa, prepare seu ambiente para o trabalho. Um ambiente iluminado e organizado, livre de interferências contribui para a produtividade.  Evite passar o dia de pijama, isso contribuirá na sua produtividade, pois evita a preguiça e eleva a autoeficácia. Também é importante fazer pausas e os intervalos para refeições e descanso.

 

PRESERVE AS RELAÇÕES SOCIAIS

Reserve um momento do dia para interagir de forma positiva com sua família. Você tem a oportunidade de ensinar algo novo para seus filhos, preparar um lanche, assistir um filme ou série juntos.  Mantenha-se conectado através de redes sociais, aplicativos de chamada ou de vídeo. O contato com familiares, amigos e colegas, mesmo que virtual, é importante. Sentir que é possível contar com outras pessoas e que pode apoiá-las é algo que irá contribuir para a melhora do seu estado emocional.

 

REALIZE MEDITAÇÃO E EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO

Pratique atividades que situe o pensamento no momento presente, pois podem estimular a retomada de experiências e habilidades usadas em tempos difíceis do passado, para gerenciar as emoções durante a pandemia e auxiliar na redução do estresse agudo.

 

E lembre-se:

Quando as estratégias utilizadas não estão sendo suficientes, procure um profissional.

 

Janaína Strenzel e Bruna Almeida
Psicólogas responsáveis pela PsicoClin

(Centro de Referência em Processos Clínicos em Psicologia)

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • Walerio
    Responder

    Excelente, parabéns. Sorte que maioria das observações eu estou praticando. Também estou disponível para ajudar na clínica quando for possível. Abração.

    • Mateus Nagel
      Responder

      Olá Walerio, agradecemos a sua mensagem e felicitações.

      Att.,

      Mateus Nagel

Deixe um Comentário