Em outubro, os alunos do curso de graduação em Enfermagem do sexto semestre, tanto do período diurno quanto noturno, na disciplina Cuidados de Enfermagem no CTI Adulto, ministrada pela professora mestra Teresa Navarine, tiveram a oportunidade de conhecer as intervenções realizadas pelo profissional Enfermeiro no cuidado a pacientes com Sepse. 🩺💉
A sepse é uma das doenças mais desafiadoras da medicina, frequentemente não sendo reconhecida em tempo hábil, o que pode resultar em disfunção de múltiplos órgãos e sistemas. Trata-se de uma síndrome clínica aguda de caráter sistêmico, desencadeada pela presença de vírus, bactérias ou fungos no sistema circulatório. O quadro é caracterizado por um continuum, iniciando por uma infecção que pode evoluir para a síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS) e avançar para o sistema circulatório, adquirindo denominações específicas conforme o foco, como a Sepse Respiratória.
Nesta ocasião, a atividade contou com a presença da enfermeira Thaís Machado, da UPA 24 horas de nosso município, que compartilhou a experiência do manejo clínico de pacientes com sepse. É importante destacar que a UPA 24 horas foi premiada com o 1º lugar na Categoria A – material informativo para a população – no concurso cultural do Dia Mundial da Sepse em 2023, promovido pelo Hospital Sírio-Libanês e pelo Ministério da Saúde. Agradecemos a disponibilidade de Taís Machado e do Responsável Técnico Michel Finger Schmidt.